Na semana Cultural da Escola Secundária de Vergílio Ferreira de 16 a 20 de março, simultaneamente semana da Leitura na Escola Básica 2/3 Avelar Brotero - Odivelas, os alunos da EREBAS assim como a equipa do Ensino Especial (Professores e intérpretes) fomos convidados a visitar a escola e a participar neste evento com uma apresentação de sensibilização sobre a LGP.
A equipa multidisciplinar, constituída por mim docente de LGP, professores de E.E. e intérpretes esclareceram o que é a Língua Gestual Portuguesa e as diferentes línguas gestuais existentes no mundo. Foi exibido um pequeno power point para que pudessem observar as diferentes configurações que existem conforma as línguas. Paula Duarte sobre o que é ser surdo, como se expressam, como se deve "falar com", a importância do nome gestual como é ser/ter aluno surdo e o papel dos interpretes e, outras informações que foram surgindo à medida que a curiosidades das crianças/jovens foram surgindo e no qual todos nós, a equipa fomos tentando responder.
Os nossos alunos surdos presentearam o público, visto ser a semana da leitura, com a exibição de um poema escolhido por eles e ensaiado em língua gestual. Tivemos ainda o gosto de poder rir com uma anedota contada por um dos alunos surdos. Seguidamente e para os alunos mais velhos foi magnificamente interpretado pela professora surda Maria Manuela Salgado um excerto de um Conto dos Lusíadas de Luís Camões. Foi uma visita muito interessante, não só pelo entusiasmo, curiosidade e nós que contribuímos com a nossa parcela, dando a conhecer outras realidades aos quais estes alunos ouvintes desconheciam.
Explicar que ser diferente não é um problema, porque na diferença que descobrimos que somos todos iguais.
No final foi um saldo positivo para todos os envolvidos e não posso deixar de agradecer a todos, alunos assim como à equipa da EREBAS.
Alunos participantes: Ganna, Josette, Leandro.
Professores: Cristina Miranda, Paula Duarte, Maria Manuela Salgado
Interpretes: Cátia Silva, Marta Teixeira, Sónia Ramos.